terça-feira, 6 de setembro de 2011

11 dias após a cirurgia!



Este foi o dia em que operei... Faltavam poucas horas para me levarem ao centro cirúrgico, foi um momento de grande tensão.





O Diego teve a ótima ideia de tirarmos uma foto, então tiramos de todas as maneiras.





Nesta foto eu estava com 128 quilos



Às 13h15m, lá estava eu, preparada para a maior experiência da minha vida. Tinha uma pequena noção de quão grande seria o desafio.




                 Hoje, onze dias após a cirurgia, já posso dizer com propriedade que estou me sentindo muito bem, a recuperação está sendo tranquila, apenas um edema abaixo do corte me incomoda, mas acredito que faça parte da recuperação dos tecidos. Sexta-feira, dia 02/09, retirei um dos drenos, que provavelmente tinha ligação com a nova conexão do estômago e intestino. Não me foi dito, mas percebi uma grande preocupação da equipe médica com relação a este dreno que retirei. Quando ainda estava internada, me recomendaram a tomar Gatorade de Uva, para saber se havia algum vazamento. Uma semana após, em consulta com o médico que me operou, houve o mesmo questionamento: se houve algum vazamento de alimento por este dreno. Torci bastante para que isso não ocorresse, certamente seria algo complicador e preocupante do pós cirúrgico. Mas, por fim, retiramos o dreno e tudo está caminhando nos conformes... 
               Após retirada do dreno, permaneceu uma lesão no local, o médico afirmou que fechará. Enquanto isto, ainda há necessidade em se realizar curativos, como colocação de gaze estéril e iodo. 
                Estou tomando um super cuidado para que não haja infecção. Meu antibiótico durou 7 dias. Então, o meu namorado lava a lesão com luva estéril, soro fisiológico estéril, com muita cautela. A cicatrização está, ao meu ver, bem sucedida. Tive muita alergia devido ao micropore, talvez até uma infestação na pele por fungos. Mas o iodo e a pomada Dexpantenol (vit B5), contribuíram bastante para uma melhora significativa das lesões.
           A cinta está larga demais, meu corpo é muito acinturado e o que primeiro emagreço, certamente é a barriga. Terei que fazer os devidos ajustes na cinta ainda esta semana.
           Hoje estou com 120,5 quilos. Desde a cirurgia, emagreci 7,5 quilos. Até me assustei pela rapidez em emagrecer. Isto realmente agora não é meu foco. Ainda estou com pontos, dreno de gastrostomia (ligado ao antigo estômago). Quero me recuperar logo destes cortes e drenos e partir a uma próxima etapa, que será o foco no emagrecimento.
               Ontem e hoje, também, fiz almoço. Percebi que mesmo realizando este tipo de cirurgia, adoro cozinhar. O programa da Ana Maria Braga é um dos prazeres que tenho, já que agora estou em casa. Já vi uma receita bem bacana e estou louca pra colocar meu dote culinário em prática! Ainda não fiz bolo, que é uma das coisas que também adoro fazer. Dizem que as pessoas, depois da cirurgia, adquirem outros vícios, haja vista que param de comer. Será um bom vício preparar pratos gostosos, não?!
          Sinto bastante vontade de comer. Mas é um tipo de vontade muito mais controlada, comparando às vezes em que fiz dietas restritas. A fome é um fator importante quando se faz dietas. E ela está sempre presente. Agora, pra quem faz a cirurgia, a realidade é outra. Sente-se vontade, por só se beber, pois ainda estou nesta fase. Mas é só vontade e consigo tirar isso de letra. Por enquanto. Tenho ainda 20 dias. 
             Minha irmã comeu já o CBO na minha frente, junto com meu cunhado. Consegui me controlar bem. Estou descobrindo que me controlo bem ao ver todos comendo. Espero que continue assim. 
           Continuo com meus sucos, iogurtes com leite desnatado, caldos de frango e carne, água de coco, yakult. Sinto sede ao acordar e não consigo completar os 1,5 litros diários. Daí vem a sede. Água de coco é uma verdadeira tábua de salvação quando sinto que a pressão dá uma caída. É imprescindível, não posso ficar sem. E assim vou levando. Dia 14 retirarei os pontos, dia 26, o dreno e terei ainda a consulta com a nutricionista. E vamos aguardando, pacientemente, até o dia de voltar a comer, mesmo que pouco. Enquanto muitos sentem falta das guloseimas, eu sinto falta de arroz, feijão, salada... Vamos ver, fé em Deus e coragem pra enfrentar este mês com alegria! Até!

5 comentários:

  1. Muuuuuito bom seu blog Juh. Excelente sua iniciativa de compartilhar com as pessoas essa experiência. Adorei todos os relatos, detalhes descritos e o principal, é uma grande oportunidade para as pessoas que tem interesse em realizar essa cirurgia de saber na realidade de quem já fez como que funciona o antes, durante e depois!!!! Parabéns por tudo, principalmente pela coragem de expor tudo...vc é ótima!!!!

    ResponderExcluir
  2. nossa gostei muito do seu blogg,eu me identidiquei muito com seu gosto pela comida japonesa,hoje tenho 25 dias de cirurgia e to doida pra saber quando poderei comer comida japa e qual prato poderei primeiro.estou emagrecendo lentamente mas vi q e normal,minha nutri nao passou nenhum tipo de alimento q acelera o metabolismo nao sei o por q,um abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Letícia, é interessante conversar com sua nutricionista, mas eu comecei a comer comida japonesa bem cedinho, 40 dias após a cirurgia, fiquei super bem, principalmente comendo sashimi. Arroz até hoje é complicado, mas sashimi é de facílima deglutição. Beijo! Boa sorte!

      Excluir
    2. O Letícia, é interessante conversar com sua nutricionista, mas eu comecei a comer comida japonesa bem cedinho, 40 dias após a cirurgia, fiquei super bem, principalmente comendo sashimi. Arroz até hoje é complicado, mas sashimi é de facílima deglutição. Beijo! Boa sorte!

      Excluir
  3. gostaria muito de tirar algumas duvidas por favor helainemcorrea@gmail.com

    ResponderExcluir